O cargueiro irlandês Rachel Corrie chegou ao porto israelense de Ashdod, escoltado por forças militares, informou um jornalista da agência France Presse que está no local. Com a inscrição "Free Gaza", a embarcação, que se desloca lentamente, chegou acompanhada de duas pequenas lanchas israelenses, uma na popa e outra na proa.
Militares israelenses entraram no navio que seguia para a Faixa de Gaza neste sábado (5) por volta das 6h (horário de Brasília). Não houve resistência, segundo os militares. O navio fazia parte da frota que foi atacada pelas forças israelenses em águas internacionais na última segunda-feira (31), mas se atrasou.
Mais cedo, o porta-voz militar do Exército, Avital Leibowitz, havia declarado a uma rádio estatal que o navio de bandeira irlandesa seria abordado, caso não obedecesse à ordem de desviar seu percurso para o porto israelense.
“Nossos soldados vão entrar no navio, caso a rota não seja desviada”, declarou o porta-voz. “Estamos dispostos a fazer uso das nossas armas para nos defender”, chegou a dizer.
De acordo com o Exército, os ativistas ignoravam a ordem de não seguir para Gaza. “Notificamos o navio diversas vezes para seguir para o porto de Ashdod, que há um bloqueio em Gaza, mas as nossas mensagens foram ignoradas”, afirmou Leibowitz.
fonte:www.g1.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário